terça-feira, 4 de julho de 2017

Há vida extraterrestre nas nossas escolas




A nossa comunicação social, uma vez mais, foi ao terreno pedir, a quem de direito e por ordem de importância, declarações sobre uma grande novidade no sereno mundo do ensino: as escolas a passarem alunos com cinco (ou mais) negativas. Onde é que já se viu tal coisa? Enfim!
O primeiro entrevistado da TVI (canal que, por acaso, estava a ver) foi, como manda a Lei, o presidente da ANDAEP. Que sim, que é normal, nos anos intermédios, as escolas darem uma (ou mais, digo eu) oportunidade aos alunos para quem, um determinado ano letivo não correu bem (não é para rir!). Que não, que não tem conhecimento de nenhuma pressão exercida sobre professores para fazerem transitar alunos (vá lá, contenham-se!). Se alguém tem conhecimento de algum caso, então que o denuncie (abram uma linha telefónica de atendimento).
Seguiu-se, como manda a sapatilha, um representante da CONFAP. Blá blá, blé blé, bli bli… Bem, se tais coisas se… hummm… passam, é evidente que… he… trrrim... giroflé… não concordam, pois claro!
Por fim, uma representante da ANP, que confirmou que lhe têm chegado queixinhas de professores cujas notas apareceram alteradas.
Mas quem é que os professores julgam que são? Acaso conhecem o significado do verbo propor? Nunca ouviram dizer que o professor propõe e Deus dispõe? Não percebo o que esta desocupada comunicação social vê de estranho em tudo isto! Até parece que não há assuntos bem mais prementes para os senhores jornalistas se entreterem. Ora vão lá à vidinha e deixem Marte em paz e sossego!

2 comentários:

  1. Já veio à tvi "fazer lei" com o intervalo do primeiro ciclo. Espero que a fenprof cumpra o que prometeu e perante o logro das aulas e AEC não terminarem às 17h. A tal greve de 30min na qual não acredito...mas está escrito pela central.

    ResponderEliminar
  2. As greves começam a parecer rituais de gestão do descontentamento, catarse... Somos uma classe de manteiga. Até um pau tosco nos perfura como uma lâmina.

    ResponderEliminar